Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
start [2013/12/09 15:58] rubens |
start [2014/08/07 10:20] (atual) rubens |
||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | ====== Física III - Termodinâmica, Fluidos, Óptica 2/2013 ====== | + | ====== Tópicos de Física Matemática ====== |
- | <note important> Atenção: Turma B1 o teste de leitura do capítulo 23 na quarta-feira, 11/12 foi **CANCELADO**. </note> | + | <note important> Notícias Urgentes Aqui - Página em Construção - Lista 1 disponível em "LISTAS" |
+ | </note> | ||
+ | <note warning> Sala da Aula: Sala 403 IF</note> | ||
- | <note warning> Formulário das provas:{{:formulariogeral.pdf|}}</note> | + | <note warning> Formulário das provas:{{:emconstrução.pdf|emconstrução}}</note> |
- | Esta é a página das disciplinas **Física III e Física Geral e Experimental XIX** do IF - UFF. Atende aos cursos de Graduação em Ciências Exatas e Engenharias da UFF. Você poderá encontrar aqui as informações importantes sobre o nosso curso, tais como: | + | Esta é a página da **Tópicos de Física Matemática** do IF - UFF. Atende ao curso de Bacharelado em Física. Você poderá encontrar aqui as informações importantes sobre o nosso curso, tais como: |
* Informações gerais sobre o curso tais como o [[avaliacao|cálculo das médias finais]]. | * Informações gerais sobre o curso tais como o [[avaliacao|cálculo das médias finais]]. | ||
- | * O cronograma, inclusive com **os dias das provas**: {{:Cronograma-Fisica III-2013-reduzido.pdf|}} | + | * O cronograma, inclusive com **os dias das provas**: {{:emconstrução.pdf|}} |
* [[listas|Listas]] de exercícios que farão parte da avaliação através de mini-testes e que podem ser incorporados nas provas regulares. | * [[listas|Listas]] de exercícios que farão parte da avaliação através de mini-testes e que podem ser incorporados nas provas regulares. | ||
Linha 19: | Linha 21: | ||
* Informações de última hora (caso tenha alguma interrupção decorrente de chuvas, greves, etc...). | * Informações de última hora (caso tenha alguma interrupção decorrente de chuvas, greves, etc...). | ||
- | * Tabela de fórmulas que será dada no dia das provas: {{:formulariogeral.pdf|}} | + | |
<note important>Sugestões e/ou críticas são bem vindas e devem ser enviadas para rubens@if.uff.br</note> | <note important>Sugestões e/ou críticas são bem vindas e devem ser enviadas para rubens@if.uff.br</note> | ||
Linha 27: | Linha 28: | ||
====== Objetivos ====== | ====== Objetivos ====== | ||
- | O curso pode ser dividido em duas partes: Termodinâmica/Fluidos e Ondas/Óptica. | + | O curso pode ser dividido em três partes: I-Lógica e Conjuntos; II- Rudimentos de Análise; III- Elementos de Análise Funcional. |
- | O objetivo da primeira parte é entender as propriedades de sistemas macroscópicos (pressão,temperatura) e como eles trocam e transformam energia. Para isso iremos estender as ideias de energia de partículas a sistemas macroscópicos como líquidos e gases. | + | Iniciamos com uma breve revisão de noções de lógica e de teoria de conjuntos. Estabelecemos aqui |
+ | notações que usaremos ao longo do curso e que esperamos que sejam úteis aos alunos. | ||
- | Na segunda parte, iremos estudar o conceito de ondas. As ondas estão por toda natureza, tanto as mais óbvias presentes no oceano, como ondas sonoras, luminosas ou até mesmo ondas de matéria. Aplicaremos então o conceito de onda no estudo da ótica. | + | A seguir discutimos rudimentos de análise. |
- | Grande parte do conteúdo já foi visto por vocês no colégio. Esses tópicos serão aprofundados tanto conceitualmente como matematicamente. Porém, outros assuntos serão novidade e de maior dificuldade. | + | Na segunda parte, iremos estudar um pouco de análise funcional |
- | Portanto a ideia é entender o mundo ao nosso redor. Outros objetivos são: desenvolver habilidades para resolver problemas, expressar resultados com a precisão adequada, pensar logicamente, desenvolver intuição e aplicar conceitos de física para situações encontradas na engenharia. | ||
- | O objetivo NÃO é decorar um monte de formulas!!! A compreensão dos fenômenos e das leis físicas é o essencial. **Invista seu tempo nesse aspecto!** | ||
- | Tentaremos convencer vocês que Física pode (e deve) ser divertida. Algumas coisas que parecem “mágicas” que saberemos explicar: | ||
- | * O poder da mente??? http://www.youtube.com/watch?v=VPGxRk7NniY&feature=channel_page | ||
- | * A "força" da pressão atmosférica | ||
- | * :http://www.youtube.com/watch?v=_-JDAwCiXT4&feature=relmfu | ||
- | * http://www.youtube.com/watch?v=TCC8y_uUuSc&feature=related | ||
- | * http://www.youtube.com/watch?v=N_p7_QyK1hA&feature=related | ||
- | * http://www.youtube.com/watch?v=u1pSX-ztvaA&feature=relmfu | ||
- | * http://www.youtube.com/watch?v=yMwOYm8sVaY&feature=fvwrel | ||
- | * Óptica: http://www.youtube.com/watch?v=QG-5mvV86uU&feature=related | ||
- | * Submarino: http://www.youtube.com/watch?v=rMtoc3ZmPw0&feature=related |